1 - Os alunos foram voluntários para fazer uma atividade (sem saber o que iriam fazer). Depois, receberam sabonetes e foram lavar bem as mãos.
2 - Começamos mostrando os ingredientes;
3 - Demos continuidade colocando os ingredientes e depois logo surgiu uma aluna que era profissional da área e começou a ensinar alguns truques.
4 - Depois disso, os alunos foram de sala em sala distribuindo aos colegas e aos professores o resultado do trabalho. Receberam vários elogios os deixando bem contentes!
5 - Logo após, chegou a hora de colocar a receita no papel. Conversamos como era estruturada uma receita. Eles lembraram que tinham 2 partes: Ingredientes e Modo d Preparar e, depois disso, começou o trabalho que fi muito prazeroso: Eles começaram a ditar para eles mesmos a receita. Ficou combinado que todos iriam ao quadro. Os que tinham mais dificuldade teriam o apoio dos outros alunos. E assim foi feito.
6 - Ao final, um aluno que é padeiro se ofereceu a ensinar a fazer pão e outra aluna a ensinar a fazer pizza boa e barata.
7 - Ao final fica a sensação de se ter trabalhado a alfabetização de um modo mais eficaz. Um exemplo disso foi a sílaba "NHO" da marca de leite. No final, após escrever 2 vezes, ele já sabiam escrever boli"NHA" e fazer uma relação com a palavra. Coco e leite também foram palavras que se destacaram durante a escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário